Apresentação
A Resialentejo
A RESIALENTEJO – Tratamento e Valorização de Resíduos, EIM foi constituída em 28 de fevereiro de 2000 para gerir o Sistema de Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do Baixo Alentejo.
A RESIALENTEJO é responsável pelo tratamento dos resíduos urbanos dos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa (seus acionistas), num total anual aproximado de 48.427 toneladas. A empresa serve 86.505 habitantes, numa área geográfica de 6.650 Km2.
AA RESIALENTEJO gere o Parque Ambiental de que é proprietária, com uma área de 143 h, onde se concentram as suas principais infraestruturas de tratamento e processamento de resíduos. Esta infraestrutura pretende promover o desenvolvimento da região em que se localiza, potenciar a economia local e criar oportunidades de negócio. Nesse sentido foi elaborado o Plano de Pormenor do Parque.
O Plano de Pormenor (PP) foi aprovado em 2017 e publicado em Diário da República a 12 de fevereiro de 2018. Em 2021 foram elaborados, em conjunto com o Município de Beja, os relatórios de monitorização do PP relativos aos anos de 2020 e 2021. Atualmente, a RESIALENTEJO está a promover, em parceria com o Município de Beja, uma revisão/atualização do mesmo, adequando-o às atuais necessidades da empresa.
Complementarmente a Resialentejo faz a gestão do Canil/Gatil Intermunicipal (CAGIA) que é um Centro Oficial de Recolha (CRO), comum aos municípios de Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Barrancos, Beja, Castro Verde, Moura, Mourão, Ourique, Reguengos de Monsaraz, Serpa e Vidigueira. O CAGIA é um espaço de recolha de animais errantes, procede à sua captura e tratamento, executa ações para reduzir o abandono e fomenta a adoção responsável.
Missão , Visão e Valores
Missão
A RESIALENTEJO tem como missão o bem-estar das populações e a prestação de um serviço aos municípios e empresas da sua área de intervenção, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região. A criação de condições para o desenvolvimento, conceção, construção e exploração de um sistema para a valorização e tratamento de resíduos urbanos, respeitando sempre as exigências legais instituídas para a sua atividade, a preservação dos ecossistemas e a melhoria do atendimento das populações é e será o principal objetivo da RESIALENTEJO.
Visão
A RESIALENTEJO assume vários princípios, por forma a assegurar as orientações fundamentais da política de gestão de resíduos, assumindo uma linha de conduta que permita promover um melhor serviço, com recurso cada vez mais otimizado, sem nunca descurar, contudo, o desejado equilíbrio e sustentabilidade económica e financeira do sistema.
Objetivos Estratégicos
- Assegurar a capacidade de tratamento de resíduos sólidos urbanos da área geográfica do sistema e promover a sua valorização;
- Cumprir as metas de valorização de resíduos urbanos, em linha com as disposições legais e comunitárias aplicáveis;
- Disponibilizar um serviço público regular, com um nível adequado a um custo socialmente aceitável, como reflexo de uma gestão eficaz e eficiente;
- Assegurar a sustentabilidade técnica e financeira da operação;
- Promover as sinergias entre atividades em baixa e em alta, de modo a minimizar custos envolvidos;
- Promover a adoção das melhores práticas do setor ao nível da qualidade, gestão ambiental, higiene, saúde e segurança no local de trabalho, responsabilidade social e governo empresarial;
- Contribuir para a investigação e o desenvolvimento do setor da gestão de resíduos, através da cooperação os meios académicos e empresarial.
Valores
Ambição
Ser uma empresa de excelência, que procura mais e melhor, com ousadia e confiança nas competências que contribuíram para o seu crescimento.
Integridade
Comportamento coletivo enquanto organização empresarial, promotor dos princípios de honestidade, verdade, lealdade, retidão e justiça, na conduta diária de todas as pessoas.
Inovação
Ser um referencial de inovação, atuando na vanguarda tecnológica e de gestão.
Coesão
Sentido de compromisso na concretização dos objetivos comuns, com sentido de lealdade institucional e perseverança coletiva nos desafios da organização.
Espirito de Grupo
Consolidar o sentido de pertença e integração, na promoção de consensos e com respeito pelas diferenças.
Organização
A RESIALENTEJO organiza-se da seguinte forma
Orgãos Sociais da Empresa
Assembleia Geral:
- Presidente: Álvaro José Pato Azedo (Presidente da Câmara Municipal de Moura)
- 1º Secretário: Cláudia de Jesus Marcelo Costa (Vereadora da Câmara Municipal de Barrancos)
- 2º Secretário: Mário José Santos Tomé (Presidente da Câmara Municipal de Mértola)
(Os membros da Assembleia Geral não são remunerados)
Conselho de Administração:
- Presidente: Marcelo David Coelho Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Ourique)
- Vogal: Rui Inácio Marreiros (Vereador da Câmara Municipal de Beja)
- Vogal: Odete Bernardino Afonso Borralho (Vereadora da Câmara Municipal de Serpa)
(Os membros do Conselho de Administração não são remunerados)
Fiscal Único:
- Oliveira Reis & Associados, SROC, Lda (representado por Carlos Manuel Grenha)
(Remuneração anual de 9.000,00€)
Recursos Humanos
A empresa tem ao seu serviço 122 trabalhadores, vinculados da seguinte forma:
Relação Jurídica por tempo indeterminado: 83
- Homens: 57
- Mulheres: 26
Relação Jurídica por tempo resolutivo certo: 39
- Homens: 27
- Mulheres: 12
Colaboradores
- Direção Administrativa e Financeira: 6
- Direção Técnica: 110
- Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho: 5
Estrutura do Capital Social
O capital social da RESIALENTEJO é de 5.800.000,00€ e é detido pelos municípios de Almodôvar (10,28%), Barrancos (7,88%), Beja (24,04%), Castro Verde (10,27%), Mértola (10,58%), Moura (13,49%), Ourique (9,78%) e Serpa (13,68%).
Organograma
Documentação
Relatório e Contas
Relatórios de Execução Orçamental
2022
Relatório de Execução Orçamental – 1º Trimestre/2022
Relatório de Execução Orçamental – 2º Trimestre/2022
Relatório de Execução Orçamental – 3º Trimestre/2022
2021
Relatório de Execução Orçamental – 1º Trimestre/2021
Relatório de Execução Orçamental – 2º Trimestre/2021
Relatório de Execução Orçamental – 3º Trimestre/2021
Relatório de Execução Orçamental – 4º Trimestre/2021
2020
Relatório de Execução Orçamental – 1º Trimestre/2020
Relatório de Execução Orçamental – 2º Trimestre/2020
Relatório de Execução Orçamental – 3º Trimestre/2020
Relatório de Execução Orçamental – 4º Trimestre/2020
2019
Relatório de Execução Orçamental – 1º Trimestre/2019
Relatório de Execução Orçamental – 2º Trimestre/2019
Relatório de Execução Orçamental – 3º Trimestre/2019
Relatório de Execução Orçamental – 4º Trimestre/2019
2018
Relatório de Execução Orçamental – 1º Trimestre/2018
Relatório de Execução Orçamental – 2º Trimestre/2018
Relatório de Execução Orçamental – 3º Trimestre/2018
Relatório de Execução Orçamental – 4º Trimestre/2018
2017
Instrumentos Previsionais
2023
Plano Plurianual de Investimentos 2023
Instrumentos Previsionais 2023
2022
Plano Plurianual de Investimentos 2022
Instrumentos Previsionais 2022
2021
Plano Plurianual de Investimentos 2021
Instrumentos Previsionais 2021
2020
Plano Plurianual de Investimentos 2020
Instrumentos Previsionais 2020
2019
Plano Plurianual de Investimentos 2019
Instrumentos Previsionais 2019
2018
Outros Documentos Financeiros
Estatutos
Relatórios de Consulta aos Trabalhadores
Outra Documentação
Plano de Ação
Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas
Politica Integrada de Qualidade, Ambiente e Segurança
Relatório de Qualidade de Serviço ERSAR
Plano para a Igualdade de Género
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