ATIVIDADE
Central de Triagem
A Central de Triagem localiza-se nas instalações do Parque Ambiental do Montinho, ou seja, na Herdade do Montinho, concelho de Beja e teve o início da atividade em Junho de 2003.
Inicialmente esta infraestrutura foi dimensionada para receber os resíduos de embalagens recolhidos seletivamente nos ecopontos (papelão, embalão e vidrão), onde se procedia à sua separação por tipos de materiais e posteriormente ao seu encaminhamento para as indústrias de reciclagem.
Com a entrada em funcionamento da Central TMB, a Central de Triagem trata os seguintes tipos de resíduos:
- Embalagens de papel e cartão: cartão canelado, cartão liso, sacos de papel, jornais, revistas, papel de escrita e impressão;
- Embalagens de plástico: Tampas de plástico;
- Embalagens metálicas: caricas;
- Resíduos plásticos não urbanos
Os diferentes materiais são depositados no solo da instalação em zonas delimitadas.
Triagem de Papel e Cartão
O papel/cartão é transportado com um equipamento multifunções que alimenta o tapete transportador de receção dotado com uma tremonha recetora, situado num fosso abaixo do nível do solo da instalação.
É realizada por um operador uma triagem manual de contaminantes (resíduos ou objetos que não sejam de papel/cartão), e o papel/cartão é conduzido para o interior da prensa hidráulica contínua de materiais recicláveis não metálicos, equipada com tremonha de carga e um sistema de sensores que regulam a entrada de material a compactar e enfardar.
Os fardos de papel/cartão são armazenados em zonas identificadas, aguardando o carregamento e transporte para as indústrias recicladoras.
Triagem de Tampas de Plástico e Metal
Atualmente a RESIALENTEJO utiliza uma cabine de triagem a 3,5m do nível do solo para processar os resíduos recebidos no âmbito do “Projeto Dê Uma Tampa”.
O equipamento multifunções alimenta o tapete transportador e de alimentação do tapete de triagem, colocado sob o nível do solo e dotado de paredes laterais inclinadas para facilitar a alimentação do material.
Na plataforma de triagem (no interior da cabine) os resíduos deslocam-se ao longo do tapete de triagem, e os operadores abrem os garrafões/sacos para retirar as tampas/caricas do seu interior, e manualmente deixam cair por gravidade essas embalagens para o interior da tremonha gravítica, que comunica com o silo de armazenamento situado por baixo da plataforma. Estas embalagens (garrafões e sacos) são posteriormente enfardados e encaminhados para reciclagem.
No final do tapete, e situado horizontalmente sobre este, localiza-se o separador magnético de metais férricos, suspenso numa estrutura metálica regulável em altura sobre a plataforma.
As caricas são atraídas por este equipamento e empurradas para a tremonha de caída e posteriormente para dentro de um big-bag.
As tampas em plástico seguem pelo tapete até ao final deste, caindo por gravidade através de uma tremonha de descarga para big-bags.
Organização
A RESIALENTEJO organiza-se da seguinte forma
Orgãos Sociais da Empresa
Assembleia Geral:
- Presidente: Álvaro José Pato Azedo (Presidente da Câmara municipal de Moura)
- 1º Secretário: Cláudia de Jesus Marcelo Costa (Vereadora da Câmara Municipal de Barrancos)
- 2º Secretário: Mário José Santos Tomé (Presidente da Câmara Municipal de Mértola)
(Os membros da Assembleia Geral não são remunerados)
Conselho de Administração:
- Presidente: Marcelo David Coelho Guerreiro (Presidente da Câmara Municipal de Ourique)
- Vogal: Rui Inácio Marreiros (Vereador da Câmara Municipal de Beja)
- Vogal: Odete Bernardino Afonso Borralho (Vereadora da Câmara Municipal de Serpa)
(Os membros do Conselho de Administração não são remunerados)
Fiscal Único:
- Oliveira Reis & Associados, SROC, Lda (representado por Carlos Manuel Grenha)
(Remuneração anual de 9.000,00€)
Recursos Humanos
A empresa tem ao seu serviço 93 trabalhadores, vinculados da seguinte forma:
Relação Jurídica por tempo indeterminado: 67
- Homens: 53
- Mulheres: 14
Relação Jurídica por tempo resolutivo certo: 26
- Homens: 22
- Mulheres: 4
Colaboradores
- Direção Administrativa e Financeira: 5
- Direção Técnica: 101
- Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho: 4
Estrutura do Capital Social
O capital social da RESIALENTEJO é de 4.800.000,00€ e é detido pelos municípios de Almodôvar (10,28%), Barrancos (7,88%), Beja (24,04%), Castro Verde (10,27%), Mértola (10,58%), Moura (13,49%), Ourique (9,78%) e Serpa (13,68%).